rapaz jovem atendendo

Barbeiro iniciante: conheça 5 erros fatais que você não deve cometer

Se você é um barbeiro iniciante ou deseja iniciar nessa carreira que está crescendo cada dia mais no Brasil, nós vamos te ajudar a não cometer os 5 principais erros de um barbeiro iniciante.

Conheça os 5 erros fatais de um barbeiro iniciante

Às vezes, levados pela emoção, o barbeiro iniciante acaba cometendo alguns erros. Esses erros também podem acontecer por falta de experiência do profissional, afinal ele está iniciando agora.

O problema é que alguns erros podem estragar a reputação do profissional, antes mesmo de ele ter a chance de criar uma.

Isso pode fazer a pessoa ficar mal vista e até ‘quebrar’ o seu empreendimento, que está apenas começando.

Entre os erros mais comuns e fatais listamos 5. Confira abaixo:

  1. Não oferecer algo que te diferencie dos outros;
  2. Não fazer um curso profissionalizante;
  3. Esquecer horários;
  4. Não conversar com os clientes;
  5. Esperar o cliente aparecer.

Abaixo falaremos sobre cada um desses tópicos.

1. Não oferecer algo que te diferencie dos outros

Isso é algo que você precisa fazer desde o início do seu negócio, oferecer um diferencial. Se você não tem um diferencial em vista de outro profissional, por qual motivo algum cliente vai querer te procurar em vez de ir naquele outro barbeiro que já está há anos no mercado?

E aqui não estamos falando do seu preço ser mais barato do que o seu concorrente e nem de você fazer um trabalho melhor que o do outro. Estamos falando do que você agrega de diferente no seu ambiente.

Por exemplo, um diferencial na sua área de espera. Se tiver espaço sobrando, talvez uma mesa de sinuca seja uma boa ideia. A gola higiênica para barbearia também é outro diferencial, já que são produtos descartáveis ao invés de usar toalhas de tecido. Torne também o ambiente acolhedor e aconchegante para que o cliente se sinta bem nele.

2. Não fazer um curso profissionalizante

Muitos barbeiros mais antigos aprenderam a profissão ‘na raça’, ou seja, aprenderam apenas praticando por muitas e muitas vezes, talvez seus pais ou avôs os tenham ensinado.

Porém, atualmente não é assim que funciona. Ter um curso de barbeiro / cabeleireiro hoje em dia é essencial para enfrentar a concorrência.

Ter o diploma na parede traz seriedade pro seu trabalho e também passa confiança para o cliente. Afinal, ninguém quer alguém passando uma navalha em seu pescoço sem saber usá-la corretamente.

3. Esquecer horários

Esse erro não faz você apenas perder o cliente, mas também perder outros potenciais clientes, pois um falará mal de você para o outro.

Esquecer horários marcados ou trocar os dias dos atendimentos faz muito mal para a reputação que você quer criar. Atitudes como esta demonstram falta de organização e comprometimento da sua parte.

homem fazendo a barba

4. Não conversar com os clientes

Um dos principais erros dos barbeiros iniciantes é não conversar com o seu cliente durante o corte do cabelo ou barba.

Você já viu algum barbeiro, cabeleireiro, taxista e afins não conversarem?

Conversar faz parte da profissão escolhida. Conversar com o cliente é uma forma de deixar ele mais à vontade dentro do ambiente.

A maioria dos clientes não quer apenas dar um trato no visual, querem conversar, falar sobre assuntos aleatórios, simplesmente ‘jogar conversa fora’.

Se você não é do tipo conversador, trate de mudar isso para o bem do seu negócio.

5. Esperar o cliente aparecer

Esperar o cliente vir até você é um grande erro e pode ser a diferença entre ter que fechar o negócio ou aumentar constantemente o seu faturamento no fim do mês.

Faça uma lista com e-mails e WhatsApp dos clientes e de pessoas interessadas no seu serviço e de vez em quando mande uma mensagem para eles ‘lembrando que você existe’, divulgando ofertas e promoções, novidades, etc.

Você pode oferecer um desconto no próximo atendimento, desconto em produtos que vende no seu negócio, como cremes de barbear e óleos para barba ou ‘apenas’ enviar um feliz aniversário para ele. O importante é você estar em constante contato com eles.

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